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15ª Temporada de Dança do Teatro Alfa

Publicada em : 17/09/2018

São Paulo Companhia de Dança apresenta três coreografias

Rodolfo Dias Paes
A São Paulo Companhia de Dança participa da 15ª Temporada de Dança do Teatro Alfa nos dias 15 e 16 de setembro – sábado, às 20 horas, e domingo, às 18 horas, com as coreografias Melhor Único Dia, 14’20’’ e Odisseia. No ano em que comemora 20 anos, o Alfa recebe grupos que marcaram a trajetória do espaço ao longo desse período. Já se apresentaram neste ano o Grupo Corpo (2 a 12 de agosto) e a Cie. DCA (31 de agosto a 2 de setembro), da França.

Apresentam-se ainda a Cia de Dança Deborah Colker (20 a 30 de setembro) com uma nova versão do espetáculo Nó, de 2005; o casal de bailarinos Mats Ek e Ana Laguna (20 e 21 de outubro), que celebram em cena a maturidade e plenitude de quem domina seu ofício, e a Tanztheater Wuppertal (29 de novembro a 2 de dezembro), companhia criada pela alemã Pina Bausch que reinventou a dança-teatro.

Sobre as apresentações da São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança, companhia da Secretaria da Cultura do Estado dirigida por Inês Bogéa, traz coreografias de três grandes nomes da dança contemporânea: Henrique Rodovalho, Jirí Kylián e Joelle Bouvier. Melhor único Dia, de Rodovalho, apresenta um grupo de pessoas que cruzam a cena criando ondas de movimentos. 14`20, de Kylián é um duo que traz imagens fortes de um relacionamento humano entre duas pessoas que se encontram, se procuram e se perdem. Odisseia, de Joelle Bouvier foi inspirada nos intensos fluxos de imigrantes da nossa atualidade. Uma obra que apresenta uma narrativa poética, com 14 bailarinos na cena.

Melhor Único Dia (2017)

Coreografia e iluminação: Henrique Rodovalho. Música: Criação original de Pupillo com voz de Céu. Figurino: Cássio Brasil. Estreia mundial pela SPCD: 2018, Sesc Santos, Santos, Brasil.
Rodovalho comenta que neste trabalho experimenta movimentos expandidos e continuados a partir da relação dos bailarinos que permanecem todo o tempo em cena. “As referências sobre esta característica vieram de grandes grupos de animais em movimento e como se desenvolvem e se relacionam”, diz o coreógrafo. A obra trata sobre ‘o que tem de acontecer’, neste breve espaço de tempo de existência deste grande grupo, relacionado principalmente a algum tipo de prazer. Por isso, o nome Melhor Único Dia. “Para tentar traduzir, de alguma forma, a curta existência que se expressa por meio do movimento em grupo”, completa Rodovalho.

Sobre Rodovalho

É diretor artístico e coreógrafo residente da Quasar cia. De Dança, uma das mais importantes do Brasil. Sua linha de pesquisa é baseada na complexidade existencial do corpo e da alma. Ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais como o Prêmio Mambembe e XXI Prêmio da Composição Coreográfica no México. A SPCD tem em seu repertório Inquieto, criado em 2011.

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14’20’’ (2002)

Coreografia e produção: Jirí Kylián. Assistente de coreografia: Nina Botkay. Música: Dirk Haubrich (nova composição baseada em dois temas de Gustav Mahler [1860- 1911]). Cenografia: Jirí Kylián. Figurino: Joke Visser. Iluminação: Kees Tjebbes. Supervisão de iluminação e cenário: Loes Schakenbos. Estreia mundial: 2002, em The Hague, Holanda, pelo Nederlands Dans Theater II. Estreia pela SPCD: 2017, em São Paulo, Brasil, no Teatro Sérgio Cardoso. Recomendado para maiores de 12 anos

14´20’’ é um extrato da obra 27’52´´ - cujo título refere-se à duração do espetáculo - de Jirí Kylián. Ao som da música eletrônica de Dirk Haubrich, entremeada por uma voz feminina em alemão e outra masculina em francês, vemos um duo que traz para cena questões de tempo, amor, vida e morte, temas recorrentes nas obras deste coreógrafo. Esta é a quarta obra de Kylián a compor o repertório da São Paulo Companhia de Dança (Sechs Tanze, Indigo Rose e Petite Mort).

Sobre Jirí Kylián

Um dos nomes mais importantes da dança mundial, tem como fundamento a técnica clássica revisitada de maneira contemporânea. Foi diretor artístico do Netherlands Dans Theater (NDT), em Haia, Holanda, por mais de 20 anos. Nesse período criou mais de 70 obras. Atualmente tem coreografias encenadas por diversas companhias do mundo. 14’20’’ é a quarta obra de Kylián a compor o repertório da SPCD, que já inclui: Sechs Tanze, Indigo Rose e Petite Mort.

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Odisseia – ESTREIA (2018)

Coreografia: Joelle Bouvier. Assistente de coreografia: Emilio Urbina e Rafael Pardillo. Música:  trechos de Bachianas Brasileiras de Villa Lobos, Paixão Segundo São Mateus de Johann Sebastian Bach e Melodia Sentimental – Pátria Minha com poesia de Vinícius de Moraes, cantada por Maria Bethânia. Figurino: Fábio Namatame. Iluminação: Renaud Lagier.

Para Joelle Bouvier, um espetáculo é também um trabalho de comunicação, não somente com os bailarinos, mas também com o público. Assim surge Odisseia, obra criada especialmente para a Companhia, que apresenta uma viagem, um reencontro consigo mesmo. Inspirada pela questão dos imigrantes da atualidade, a coreógrafa procura construir uma estrutura dramática e poética sobre a ideia de mudança, de transição, de partir com a esperança de uma vida melhor. “Neste momento, somos todos sensíveis a esta questão, que é forte no mundo.”, comenta Joelle

Convidada por Inês Bogéa a criar uma obra com música de Heitor Villa Lobos, Bouvier explica que, como o compositor, se inspirou em Bach e procurou misturar fragmentos de sua composição “Paixão Segundo São Mateus” com fragmentos das Bachianas de Villa Lobos. Ao final temos na voz de Maria Bethânia, a Melodia Sentimental – Pátria Minha, com poesia de Vinícius de Moraes. A obra tem co-produção do Teatro de Chaillot na França e fará parte da Turnê Internacional da SPCD em 2019.

Sobre Joelle Bouvier

Fundadora da empresa L'Esquisse em 1980 com a coreógrafa Régis Obadia, com quem fez quinze trabalhos, Joëlle Bouvier, uma das pioneiras da Nouvelle Danse francesa naquela década, segue carreira solo desde 1998. Suas coreografias estão em turnê pelo mundo e seus curtas-metragens são estreados em inúmeros festivais. De 1986 a 1992 foi vice-diretora do Centre Choréographique National de Havre e de 1993 a 2003 vice-diretora do Centre National de Danse Contemporaine em Angers. Em 1992, recebeu o Grande Prêmio da associação francesa de autores e compositores sacd. O Ministério da Cultura da França lhe concedeu em 2000 a "Ordem das Artes e da Literatura". "Roméo et Juliette" é o primeiro trabalho para o "Ballet du Grand Théâtre de Genève". Para a coreografia seguinte, “Tristan et Isolde”, recebue o Prêmio da Crítica 2015.
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Serviço

São Paulo Companhia de Dança. 15 e 16 de setembro, sábado, às 20 horas, e domingo, às 18 horas. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre, com exceção da obra 14’20’’, recomendada para maiores de 12 anos. Ingressos: Plateia superior - R$ 75 (inteira) e R$ 37,50 (meia). Plateia - R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).

Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. (11) 5693-4000. Site: www.teatroalfa.com.br. Ingresso rápido ou pelos telefones: 11 5693-4000 | 0300 789-3377. Acessibilidade - motora e visual. Estacionamento: Sala A. Vallet R$ 45,00 Self Park R$ 31,00. Capacidade: 1.110 lugares.
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Fonte:ARTEPLURAL