Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ ‘Cidade Submersa’

‘Cidade Submersa’

Publicada em : 01/08/2011

Resultado de um processo de três anos, espetáculo que marca a estreia da companhia Impulso Coletivo será apresentado gratuitamente no C.C.J. Ruth Cardoso

O Projeto “Cidade Submersa” teve início em 2007, e veio da busca sobre o qual tema seria abordado no primeiro espetáculo da companhia Impulso Coletivo. Nesse processo, partiram para uma pesquisa sobre “desmemorização”, ou a perda de importância e significado desta, a memória, na sociedade atual em que a velocidade, o individualismo e o consumismo desenfreado abrangem até as trocas afetivas. O descontentamento provocou “o olhar” para os lugares impregnados de memórias de outros tempos históricos e pessoas esquecidas, que não interessam para a sociedade, resgatando a tradição oral nas trocas e também de pessoas que esquecem, com a investigação da condição degenerativa do Alzheimer.

Após um ano de pesquisa, encontraram a Vila Itororó e seus moradores, local que sintetiza todas as reflexões, leituras e idéias que serviram como temática para esse espetáculo.

A peça conta a história de Eliseu e Virgílio, dois personagens idosos e amigos de infância, que acabaram de se reencontrar depois de muito tempo sem se ver. Eliseu sofre de Alzheimer e hoje vive num asilo. A visita de seu amigo faz com que relembrem e reflitam sobre o lugar onde cresceram, que vem sofrendo grandes transformações. Para reencontrar este local guardado na memória, saem pela cidade se confrontando com suas contradições e mudanças. Ao se depararem com este lugar, (des) caracterizado pelas novas construções e dinâmicas sociais, procurarão estabelecer uma outra forma de se viver na cidade.

Serviço
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Teatro de Arena
Endereço - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - Tel.: 3984-2466
Quando – 20 de agosto, às 20h // 21 de agosto, às 18h
Entrada Gratuita – Retirar ingresso com uma hora de antecedência
Capacidade – 150 lugares
Classificação – 12 anos

Fonte:Companhia Impulso Coletivo/ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso