Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Sabe quem dançou?

Sabe quem dançou?

Publicada em : 22/01/2018

Texto de Zeno Wilde reflete sobre a corrupção e a marginalização de jovens carentes

Fatima Louback
Ambientada nos anos 1980, a tragicomédia “Sabe Quem Dançou?”, de Zeno Wilde, mesmo autor de Blue Jeans e Zero de Conduta, estará no palco do Teatro Gonzaguinha. Com novo elenco, a peça dirigida por Hermes Carpes acompanha personagens marginalizados para tratar de temas como jovens de rua, milícia, prostituição e roubos. Em cena, as mazelas, personagens, contexto, linguagem e situações que se aplicam perfeitamente aos dias atuais. A postura realista adotada na peça provoca choque e reflexão sobre questões tão conhecidas, mas muitas vezes ignoradas.

O personagem central é Madonna (Hermes Carpes), receptador de objetos roubados, que ampara meninos em sua casa. A primeira montagem ocorreu em 1990, com Clodovil Hernandes (1937-2009) no papel principal e recebeu prêmio por melhor texto, em 1990, do “Timochenco Wehbi”. Foi finalista de melhor texto pelo prêmio Shell em 1991.

“Peças teatrais são diferenciadas por diversos parâmetros, mas independente de sua classificação, uma peça tem que ser feita por gente que entende o que é Teatro, e que se entrega ao ofício com talento e suor, com prazer e amor pelo que faz. Essa tragicomédia me proporcionou ótimos momentos. Com texto realista, porém sem ser exagerado, mostra uma das facetas do submundo da sociedade, onde a lei da selva se impõe.” Jorge Leão - Jornalista, Produtor Cultural, Editor das revistas impressas Guia Teatro Carioca e Barra Cultura & Lazer.

Madonna e Passarinho vivem em um lugar, onde religião, roubos, crimes, milícia e segredos se misturam. Para eles, matar talvez seja a única maneira de sobrevivência.

             
SERVIÇO:
Sabe quem dançou?

Local: Teatro Municipal Gonzaguinha (Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian)
Endereço: Rua Benedito Hipólito, nº 125, Praça XI – Centro
Sessões: De 22 à 25 de Fevereiro
Horário: Quinta, sexta e sábado 19:30h e Domingo 18h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Vendas: Na bilheteria do Teatro  ou no site:

https://www.bilheteriaexpress.com.br

Duração: 70 min.
Classificação: 18 anos
Gênero: Tragicomédia
Capacidade: 130 Lugares
Fatima Louback

Fonte:Hermes Carpes