Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ciência em Show

Ciência em Show

Publicada em : 22/01/2018

A ciência em espaço interativo no Shopping Cidade Jardim

Divulgação
Estimular o ensino da Ciência através de atividades divertidas e interativas ajuda a aumentar o interesse pela Ciência está distante do nosso cotidiano. Com o objetivo de aliar a educação científica ao entretenimento, o Ciência em Show se une ao Shopping Cidade Jardim e traz ao público o Pocket Museum, um museu interativo onde a ciência é a protagonista.

Com entrada gratuita, o Pocket Museum abre as portas a partir do dia 19 de janeiro, no piso térreo do Shopping Cidade Jardim. O museu interativo é destinado às pessoas de todas as idades que queiram vivenciar Ciência de forma descomplicada e divertida.

Projetado pelo arquiteto e designer gráfico Rodrigo Ohtake, o Pocket Museum foi desenvolvido como uma fábrica de ideias no formato de alameda. O circuito é composto por treze experimentos interativos, distribuídas em quatro blocos denominados estações. Em cada uma delas o monitor conduz seu grupo a uma área do conhecimento.

Durante o trajeto de até 30 minutos, é possível interagir com o Gerador de Van de Graaff, Bobina de Tesla ou ver uma Bola de Plasma, pode-se até mesmo passar por experiências com ondas de calor. "A ideia do Pocket Museum surgiu da nossa constante reflexão de como a ciência ocupa todos os espaços e de como podemos torná-la mais evidente na vida de todos. Esse projeto mostra um circuito para visitar e se encantar com a ciência.” diz Ana Ralston, especialista em tecnologias educacionais e sócia do Ciência em Show.

“O Rodrigo Ohtake aceitou o desafio logo de cara e, com seu talento e criatividade, projetou esse excepcional ambiente. Sua imersão no DNA do Ciência em Show foi tão intensa que nenhuma vírgula do projeto inicial proposto por ele foi alterada", conta Wilson Namen, o Wil, cientista integrante do Ciência em Show.

A Ciência está em todo lugar

Com propostas fundamentadas em sólidos referenciais teóricos, Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo mostram que é possível aprender Ciência de forma divertida e relevante por meio de tecnologias, conceitos e espaços que facilitam a aprendizagem.

“Precisamos promover o ensino de Ciência e levá-lo para uma área mais divertida, útil e aplicável, sem perder o rigor técnico. A parceria com o Shopping Cidade Jardim possibilita trazer essa iniciativa, atraindo as pessoas de todas as idades e unindo o entretenimento ao olhar crítico da ciência”, afirma Gerson Julião, integrante do Ciência em Show.

Sempre com o foco na inovação, o Ciência em Show já realizou projetos na TV (Globo, SBT, Record, NetGeo, BBC), internet, em editoras, espaços públicos e instituições de ensino. “Temos estudantes interessados e percebemos isso no nosso dia a dia, não só nas apresentações presenciais, mas também pelo engajamento nos canais de internet”, diz Wil.

Desde 2000, o grupo viaja pelo país promovendo a Ciência Cidadã por meio de shows, palestras, workshops de formação de professores e parcerias institucionais nas esferas pública e privada.

“Cabe a nós, cientistas, proporcionar os meios necessários para a universalização do acesso a ciência para que, futuramente, essa nova geração contribua para o desenvolvimento da cultura científica no país”, conclui o cientista Daniel Angelo.

O Shopping Cidade Jardim incentiva o fluxo do processo criativo e recebe o espaço com significativo potencial transformador visando a educação e a promoção do entretenimento de seus clientes por meio da ciência de maneira interativa e divertida.

CIÊNCIA EM SHOW
Data: 19 de janeiro à 04 de fevereiro
Horário de funcionamento do Shopping
Local: Piso Térreo – Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000 - Cidade Jardim, São Paulo - SP
Mais informações: www.cienciaemshow.com.br

Fonte:Mira Comunicação