Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Musical Infantil Villa-Lobos d...

Musical Infantil Villa-Lobos das Crianças

Publicada em : 25/07/2011

Atualizada e contextualizada montagem reúne obras do folclore brasileiro

Mais do que mostrar porque essas músicas tornaram-se cânticos clássicos, interessa à direção de Iacov “contextualizar e atualizar essas criações e os temas que explicitam ou sugerem”. Ele procura evitar um tom passadista ou demonstrativo, e quer manter o encantamento que agrada várias gerações. Ao seguir o que Villa-Lobos dizia – “a melhor maneira de reeducar o espírito é aproximar-se das crianças, conviver com elas” – espera contagiar adultos também.

Canções que todo mundo conhece (Ó ciranda, ó cirandinha, Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Sambalelê, Sapo Cururu, Nesta rua tem um bosque, Pirulito, Os escravos de Jó e A canoa virou) e menos populares como Vamos ver a mulatinha, Vamos maninha, Garibaldi foi à missa e A moda das tais anquinhas estão no programa. Complementam a lista o Trenzinho caipira, Rosa amarela, trechos de choros e das Bachianas, que não estiveram nas montagens ocorridas em 1986 – quando a peça estreou – e em 1992.

Essas obras foram recolhidas do folclore brasileiro por Villa-Lobos. Iacov explica que para algumas canções, o maestro compôs uma introdução; em outras uma “parte B”, e que todas foram publicadas nos livros Ciranda e Guia prático, para que as crianças pudessem tocá-las ao piano. Villa-Lobos das crianças – Espetáculo musical de cantigas populares “reúne canções esparsas para concretizar dramatizações cênicas com ações e não com palavras”, explica o diretor, que em 2011 completa 40 anos como diretor de teatro, e 49 anos como integrante dos mais diversos espetáculos, de ópera a shows, muitos deles premiados.

Serviço
Estreia13 de agosto
Temporada Até 09 de outubro
Dias: Sábado e domingo às 16h
OndeTucarena – PUC-SP - Rua Monte Alegre, 1024 – Entrada pela Rua Bartira -Perdizes
Capacidade300 lugares
Duração 60 minutos. Indicação de faixa etária
Recomendável acima dos três anos
Ingressos R$ 30,00 (Desconto de 50% para Estudantes, Maiores de 60 anos, Aposentados)
Preço especial PUC-SPR$ 10,00 (Para estudantes, professores e funcionários da PUC sob comprovação) Acesso para pessoas com deficiência.
Vendas:Pela Internet: www.ingressorapido.com.br ou Central de Vendas: (11) 4003-1212

Fonte:Teatro Tuca