Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Teatro Cidadão

Teatro Cidadão

Publicada em : 21/06/2017

Projeto recria Histórias de Verão com jovens aprendizes de Heliópolis

Divulgação
Divulgação
O Projeto Teatro Cidadão, criado e produzido pela Commune, encerra mais uma etapa, com a apresentação da peça “Histórias de Verão”, baseada numa livre adaptação dos contos do livro Histórias Brasileiras de Verão de Luis Fernando Verissimo, no Teatro Commune, em São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de junho, às 20h 30min, com entrada franca.

Na quarta edição do Projeto Teatro Cidadão, o grupo tem o prazer de mergulhar de cabeça no universo de mais um autor brasileiro, desta vez, Luis Fernando Verissimo, retratando o dia-a-dia da classe média brasileira com o humor ácido e irreverente, em situações inusitadas. Verissimo conhece como ninguém a alma do homem brasileiro e seus costumes. Os quadros, com temática jovem, abordam o desejo, o amor, os conflitos e expectativas dos jovens nas férias de verão.

A peça, com texto ágil e dinâmico, narra histórias de jovens de férias na praia com personagens estressados, calientes, divertidos, caóticos. “Histórias de Verão” mostra as manhas e manias da sociedade brasileira, Um rico painel ilustrado por um elenco jovem, talentoso e energético. Divirtam-se!

As Máscaras de Commedia Dell Arte no Verão e na Praia

As máscaras da Commedia Dell'Arte foram o ponto de partida do processo criativo. Os alunos mergulharam no universo de suas personagens tradicionais, como, Arlequim, Pantaleão, Briguela e Capitão, buscando o significado de estar no corpo de outra pessoa/personagem.

Uma vivencia valiosa que propicia aos jovens um maior conhecimento sobre o corpo, a gestualidade, a voz e a relação com o outro e o treino de papeis que ele pode desempenhar ao longo da vida. Nos aventuramos a levar essas máscaras tradicionais para as praias brasileiras, nas férias de verão, vestindo um calção em Pantaleão, pondo Arlequim numa boia de patinho ou fazendo desfilar um Capitão ambulante, com suas bugigangas com mil e uma utilidades.   

Formando Jovens Cidadãos

O objetivo é a capacitação profissional de 100 jovens, com idade entre 18 a 29 anos, moradores da comunidade Nova Heliópolis, na cidade de São Paulo, nas áreas artísticas e técnicas do mercado cultural, visando a geração de renda e oportunidade de trabalho, nos seguintes segmentos: Iluminação Cênica e Sonoplastia, Produção Cultural, Cenografia, Adereços e Figurinos e Interpretação, com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e parceria com o Sated, Sebrae e Sindpd.

A estratégia de atuação é a produção inclusiva e sustentável alinhada à educação, visando a qualificação profissional dos jovens e seu desenvolvimento humano integral, o exercício da cidadania, protagonismo, trabalho em equipe, autonomia e a sustentabilidade futura, em um dos setores que mais cresce no mundo que é o da cultura e do entretenimento.

O teatro e as máscaras são um excelente instrumento para a desinibição e a vivencia e assunção de papeis sociais que os jovens usarão no convívio pessoal e profissional.

Nesta quarta edição do projeto, no primeiro semestre de 2017, contamos com 30 alunos e 06 monitores, com idade entre 18 a 29 anos, com aulas às segundas, quartas e sextas, durante 04 meses, das 14h às 17h, que resultaram na montagem do espetáculo Histórias de Verão”, baseada numa livre adaptação dos contos do livro Histórias Brasileiras de Verão de Luis Fernando Verissimo, no Teatro Commune, em São Paulo.

A equipe, formada por profissionais de várias áreas e com grande experiência no meio teatral e acadêmico, alguns com pós graduação, é composta de: Michelle Gabriel, Augusto Marin, André Lemes, Rodrigo Veloso, Nani Catta Pretta, Jorge Julião, Manoel Cabral e Denise Braga.

Histórico

O projeto nasceu em 2005, no Ponto de Cultura da Commune, em parceria com o MinC e a Secretaria de Estado da Cultura, visando um trabalho integrado de formação de jovens aprendizes, através de Oficinas Artísticas e Técnicas, nas quais os jovens não apenas atuam, mas apreendem como se monta um espetáculo, criando figurinos, cenários, máscaras, luz, som, produção, divulgação, bilheteria, maquiagem, contra regragem, entre outras funções teatrais.

Nesses 10 anos formamos 800 jovens de diversas regiões de São Paulo com a montagem de espetáculos, como, A Verdadeira História de Adão e Eva (2006) com texto de criação coletiva e direção de Augusto Marin, O Arlecchino, de Dario Fo (2007), também com direção de Augusto Marin, que inaugurou o Teatro Commune e A Comedia da Esposa Muda (2010), um roteiro datado de 1645, de autor anônimo, dirigido por Michelle Gabriel.

Serviço:
Encerramento da 4ª Turma do Projeto Teatro Cidadão


Espetáculo: Histórias de Verão
Direção: Jorge Julião
Dias 23, 24 e 25 (sexta, sábado e domingo) às 20h 30min, no Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Consolação, São Paulo.
Fones: (11) 3476-0792 – 97665-2205 (Marin)
Site: http://www.commune.com.br/

Redes sociais:
Fb Teatro Commune:

ENTRADA FRANCA

Fonte:Macida Joachim