Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Doce ou salgado, o fondue é ri...

Doce ou salgado, o fondue é ritual no inverno

Publicada em : 12/07/2011

Frutas, queijo e carne tornam da receita uma das melhores opções

A palavra fondue, que significa queijo fundido ou derretido, em francês, não se limita somente ao seu significado. A receita, de origem suíça, apresenta inúmeras combinações de frutas com chocolate que agradam a maioria dos paladares.

O kiwi, uva Itália ou rubi, morango, banana, maçã, melão e até amora, são algumas das opções que fazem do fondue doce, um sucesso em sabor. A nutricionista do Oba Hortifruti Priscila Arruda ressalta um segredo na preparação quanto ao uso da banana e maçã, “Borrife suco de limão sobre estas frutas, isto evita que elas escureçam”, sugere.

Muitos são os benefícios que as frutas e o chocolate oferecem. “O kiwi é rico em vitamina E: melhora o sistema imunológico e faz maravilhas para a saúde da pele; o morango auxilia na redução do colesterol e evita a prisão de ventre; e por fim, o chocolate, se consumido sem exageros, contém substâncias que estimulam o raciocínio e garantem disposição e alegria”, reforça Priscila.

Para quem prefere as opções salgadas, o queijo é uma poderosa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos; já a carne é fonte de proteína e, por isso, acelera a recuperação muscular. Se a escolha for mais light e com menos calorias é só utilizar carnes magras, carne branca ou camarão - na hora do preparo, use azeite, ao invés do óleo. Outra sugestão para o fondue de frutas é prepará-lo com chocolate amargo, ótima combinação para uma receita deliciosa e muito saudável.

Fonte:Oba Hortifruti