Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Pizza Gigante

Pizza Gigante

Publicada em : 07/07/2011

A preparação da pizza de 2,40m acontecerá no Instituto Meninos de São Judas Tadeu

A Associação Pizzarias Unidas (www.pizzariasunidas.org.br) resolveu celebrar o 26º dia da pizza ao lado das crianças do Instituto Meninos de São Judas Tadeu, que presta atendimentos para acolher, amparar e educar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e de vulnerabilidade pessoal e social (http://www.imsjt.org.br/).

O evento, que será realizado no dia 9 de julho a partir das 11h30, terá a Pizza Gigante sabor Marguerita como prato principal. “Há cinco anos fazemos a pizza gigante em comemoração ao Dia da Pizza, e este ano será mais especial por dividirmos o momento com centenas de crianças carentes. Além da pizza como almoço para elas a Associação oferecerá entretenimento com magia”, diz Adílson Barboza, Diretor da Associação Pizzarias Unidas.

Dia da Pizza
O Dia da Pizza foi instituído por Caio Luís de Carvalho, secretário de turismo, em 1985, em ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de pizzas de mussarela e marguerita. Como o evento fez sucesso, ele escolheu 10 de julho como a data oficial da comemoração de pizza.

Receita da Pizza Gigante
Para a massa: 20 kg de farinha; 120g de fermento biológico fresco; 150g de sal; 19 litros de água filtrada, óleo e açúcar.
Ingredientes do recheio: 7kg de tomate, 16kg de mussarela e 300g de manjericão.
Mão de obra: são necessárias 6 pessoas para abrir a massa, recheá-la e levá-la ao forno.
Tempo total de produção: aproximadamente 40 minutos.
Para fazer a grande pizza é necessário começar a prepará-la com 5 horas de antecedência. O preparo da massa e aquecimento do forno são os itens que mais consomem tempo. O forno pesa em torno de duas toneladas e a qualidade da pizza é semelhante a de uma pizza feita em forno à lenha normal.

Fonte:Desiree Hamuche