Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Gengibre tem propriedades tera...

Gengibre tem propriedades terapêuticas

Publicada em : 01/07/2011

Legume é sucesso na culinária e para quem quer emagrecer

Aromático e de sabor picante, o gengibre enfeitiça qualquer pessoa através de seus pratos típicos, receitas da culinária oriental e até preparações afrodisíacas. Impossível não se deixar levar pelo cheirinho que este legume característico da Festa Junina possui. Com uma vasta lista de propriedades terapêuticas, o legume também é conhecido por acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura em 20%.

Entre os sistemas do corpo humano que ele atinge estão: respiratório, digestivo, circulatório e cerebral. “Além disso, também alivia cólicas menstruais, aumenta a vitalidade e ainda tem ação bactericida, sendo um desintoxicante natural”, comenta a nutricionista Priscila Arruda.

Muito utilizado por profissionais que usam constantemente da voz, o gengibre é excelente para combater a rouquidão e asma. No sistema respiratório, ele ainda é um poderoso expectorante, diminuindo a congestão nasal e também agindo contra a doença asmática e rinite crônica.

Além do tradicional quentão, muito consumido nos meses frios de junho e julho, feito com a raiz macetada ou cortada em pedaços; o pó do gengibre origina diversos outros pratos, como: pastas, massas, cremes, molhos agridoces, sorvetes, sopas e caldos. Para fazer o pó em casa, basta cortar o gengibre em pedaços finos e deixá-los secando na sombra por uma semana. Depois é só bater em um liquidificador até que vire pó; a dica é polvilhar o pó do gengibre em receitas para dar um gostinho mais especial.

Para quem exagerar nas festas juninas, lá aparece o legume novamente: ajuda sarar a ressaca, enjoos, náuseas e vômitos; estimula a digestão e combate gases intestinais. Priscila também cita benefícios no sistema circulatório e cerebral. “Pessoas com problemas de artrite e gota, pode usá-lo para diminuir dores musculares – ele ainda fortalece o sistema nervoso”, explica a nutricionista.

Fonte:Oba Hortifruti