Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ A história dos italianos e sua...

A história dos italianos e sua comida

Publicada em : 21/03/2013

John Dickie também é autor do Best seller Cosa Nostra, que conta a história da máfia siciliana



O que comiam nobres e plebeus na Itália da era medieval? Qual era o cardápio dos banquetes renascentistas, dos Papas e dos Fascistas? Receitas tradicionais como a Mortadela de Bolonha, o legítimo molho de tomate e o pesto genovês. A Companhia Editora Nacional lança o livro Delizia! – a história dos italianos e sua comida. O autor, John Dickie, o mesmo de Cosa Nostra, fez um estudo sobre a história da Itália e, mais especificamente, da gastronomia italiana. Ele relata no livro tudo o que nobres, plebeus, ricos e pobres comiam ao longo de cinco séculos e de como essa culinária foi fundamental para formar a identidade italiana. O autor explica também como os processos políticos e históricos deram forma à Itália que conhecemos hoje e como a gastronomia foi se moldando até se tornar referência mundial.

O livro começa descrevendo como era a mesa do período medieval. Hábitos de Toscana, Palermo, Milão e Veneza, como apareceram a Lasagne e o Gnocchi e os temperos com ervas do campo. Depois vamos até o período renascentista onde o sistema alimentar urbano na Itália torna-se mais rico e sofisticado influenciado pela criatividade artística, tramóias políticas e demonstrações de riqueza. Nesse capítulo o autor relata o banquete dos papas e dos nobres com receitas como a torta branca real como o papa Júlio III gostava. A culinária de rua e o que comia o povo também estão presentes.

Cidades como Turin sofreram influência da culinária francesa. Daí se origina os molhos “à la provençale” ou o “soufflé”. Em junho de 1889, a rainha da Itália, Margarida de Savoia, estava visitando a cidade de Nápoles quando um pizzaiolo local lhe ofereceu três pizzas: uma com azeite, outra com peixinhos e uma terceira com tomate, mussarela e folhas de manjericão. A rainha preferiu a terceira, que foi devidamente batizada com seu nome: “Pizza Margherita”. Diversas dessas histórias e receitas tradicionais como Espaguete com almôndegas e o verdadeiro pesto genovês compõem o livro. Essa combinação de texto leve com pesquisa histórica e receitas italianas nos deixa com água da boca em muitos momentos. Delízia é um mergulho nas tradições das regiões da Itália

Sobre o autor: John Dickie é docente em Estudos Italianos na University College London. Cosa Nostra, sua premiada história da máfia siciliana, foi traduzida para dezoito idiomas e vendeu perto de um milhão de exemplares em todo mundo. Em 2005, o presidente da Itália nomeou-o Commendatore dell´Ordine della Stella della Solidariettá Italiana.

SERVIÇO
Delizia! – a história dos italianos e sua comida
Autor: John Dickie
Companhia Editora Nacional
Páginas: 328
Preço: R$ 44,90

Fonte:Luís Fernando Guidi