Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Brigadeiros para o Dia das Cri...

Brigadeiros para o Dia das Crianças

Publicada em : 08/10/2012

Adultos e crianças não resistem a um brigadeiro

          

Brigadeiro bicho-de-pé - Forminha de chocolate meio amargo (base), tornando o doce totalmente comestível e dispensando o uso de forminhas de papel, com massa de brigadeiro sabor morango, decorado com confeitos de açúcar

Brigadeiro branco - Forminha de chocolate meio amargo (base), tornando o doce totalmente comestível e dispensando o uso de forminhas de papel, com massa de brigadeiro branco, decorado com miniconfeitos e chupeta feita com chocolate


 

Brigadeiros

Ingredientes massa básica (brigadeiro branco)
1 lata de leite condensado (395 g)
100 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de margarina sem sal

Variações
Para o brigadeiro de chocolate: acrescentar à massa básica 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Para o brigadeiro bicho-de-pé: acrescentar à massa básica 1 colher (sopa) de pó saborizante sabor morango
Para o beijinho: acrescentar à massa básica 150 g de coco ralado seco
Para o brigadeiro de maracujá: acrescentar à massa básica 1 colher (sopa) de pó saborizante sabor maracujá
Para o brigadeiro de limão: acrescentar à massa básica 1 colher (sopa) de pó saborizante sabor limão
Para o brigadeiro de pistache: acrescentar à massa básica 1 colher (sopa) de pó saborizante sabor pistache
Para o brigadeiro de chiclete: acrescentar à massa básica 1 colher (sopa) de pó saborizante sabor chiclete

Preparo massa brigadeiro
Para o brigadeiro com massa na manga de confeitar – Numa panela, misture muito bem os ingredientes da massa básica e o saborizante (chocolate ou pó saborizante). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a desprender do fundo da panela. Desligue o fogo, deixe esfriar, coloque na manga de confeitar e recheie as casquinhas. Decore a gosto.
Para o brigadeiro de enrolar - Numa panela, misture muito bem os ingredientes da massa básica e o saborizante (chocolate ou pó saborizante). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender totalmente do fundo da panela e a massa ficar concentrada. Desligue o fogo e deixe esfriar. Besunte as mãos, pegue porções de massa (cerca de 1 colher das de sobremesa) e enrole. Envolva nos confeitos e disponha sobre as casquinhas. Decore a gosto.

Sugestões de recheio - balas de goma, frutas, marshmallow. Para tanto, abra porções de massa nas mãos (cerca de 1 colher das de sobremesa), disponha o recheio, enrole e coloque sobre as casquinhas de chocolate.


Casquinha de chocolate (forminha para o brigadeiro)

Ingredientes
Forma especial (“silicone”) BWB Embalagens – modelo forminha para brigadeiro (cód. 111)
300 g de chocolate meio amargo ou ao leite

Preparo casquinha
Para a casquinha, derreta o chocolate (banho-maria ou micro-ondas, cerca de 1 minuto e 30 segundos. Pause a cada 30 segundos e misture bem). Faça a temperagem (choque-térmico). Se preferir, utilize cobertura sabor chocolate (não há necessidade de temperagem). Mexa bem o chocolate e preencha a cavidade da forma, até atingir o limite demarcado na própria forma. Disponha a parte flexível (“silicone”). Em seguida, coloque a terceira parte da forma. Pressione suavemente. Observe que o chocolate preenche toda a forma. Vire (posição ideal para ir à geladeira) e passe o dedo indicador em toda a volta da cavidade (esse processo garante perfeição no acabamento). Leve à geladeira, por cerca de 3 minutos, até total secagem do chocolate e ponto de desenformar (forma opaca). Retire a forma da geladeira e extraia as duas partes extras. Desenforme com cuidado. Para a montagem, preencha a cavidade da casquinha com o brigadeiro.

Dica
Se desejar a casquinha colorida, use o chocolate branco e tinja-o com gotas de corante comestível próprio para chocolate, na cor desejada.


Temperagem (choque-térmico ou tablagem)
Existem várias técnicas para fazer a temperagem. O importante é devolver o chocolate à temperatura ideal (28 a 30º C). Para tanto, pique o chocolate e divida em 3 partes iguais. Leve duas partes para derreter e pique o 1/3 restante em pedaços bem pequenos. Reserve. Após total derretimento de 2/3 do chocolate, adicione o chocolate reservado. Misture bem, até ter todo o chocolate derretido e atingir 28º C (use um termômetro culinário ou encoste um pouco do chocolate no lábio e certifique-se de uma sensação fria). Utilize.
Rendimento: 70 unidades / Durabilidade: até 7 dias (recheados com frutas in natura, consumir no mesmo dia)

          

Brigadeiro limão – Forminha de chocolate meio amargo (base), tornando o doce totalmente comestível e dispensando o uso de forminhas de papel, com massa de brigadeiro sabor limão e decorado com borboleta de açúcar e pó comestível furta-cor

Brigadeiro chocolate - Forminha de chocolate meio amargo (base), tornando o doce totalmente comestível e dispensando o uso de forminhas de papel, com massa de brigadeiro sabor chocolate, envolvido em confeitos e decorado com raspas de chocolate



 

Fonte:Culinarista Pammela Mendes