Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Nhoque da Fortuna

Nhoque da Fortuna

Publicada em : 21/06/2012

Existe uma lenda que permeia a data


Existe uma lenda, que um andarilho bateu na porta de um casal para pedir comida. O casal era muito pobre e lhe ofereceu um prato de nhoque, que foi servido igualmente – sete para um. O tal andarilho malvestido era rico, e agradeceu o casal deixando moedas de ouro sob os pratos. Alguns acreditam que o apaz maltrapilho era São Pantaleão. Mas sendo ou não, assim nasceu a lenda do nhoque da fortuna, celebrada em todo 29 de cada mês.

Ainda existe uma simpatia, que funciona assim: coloque uma nota ou moeda sob o prato, coma sete nhoques com concentração, fazendo um pedido para cada um deles. Depois saboreie o restante do prato. Terminada a refeição, guarde o dinheiro até o 29 do próximo mês ou dê para alguém necessitado.

O gnocchi do restaurante Buttina, feito artesanalmente pela chef Filomena Chiarella, é servido diariamente e especialmente no dia 29 de cada mês. Além do tradicional de batata, o restaurante ainda oferece outras variações especiais, como o de mandioquinha (gnocchi giallo), de azeitonas pretas (olive neri), de ervas (alle erbe) e gnocchi de semolina ao forno (alla romana). As combinações de molhos, também preparados artesanalmente vão do sugo, sugo com aglio, pomodoro e basilico, bolognese, mineirinho, arrabbiata, ragu e gnocchi com braciola.

Fonte:Naiane Santos