Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Wine Club Franco Italiano

Wine Club Franco Italiano

Publicada em : 13/03/2012

Em sua quarta edição, o evento aproxima os enófilos de sua grande paixão

Desde o ano de 2009, um grupo de amantes de vinhos se reúne no Wine Club Franco Italiano, em Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba, para produzir vinhos exclusivos, participando diretamente de todos os processos que envolvem o desenvolvimento da bebida. Idealizado pelo engenheiro agrônomo Leori Hermann, Sommelier formado pelo Centro Europeu de Curitiba, o projeto é pioneiro no Brasil e já contou com a participação de dezenas de pessoas.

Chegando em sua quarta edição, o Wine Club Franco Italiano aproxima, ainda mais, os enófilos de sua grande paixão, se tornando em uma maneira prática para que os seus membros possam adquirir novos conhecimentos sobre o processo de produção de vinhos. “Pela minha formação na área de agronomia, sempre tive facilidade em compreender os processos de elaboração de um vinho e percebi que a grande maioria das pessoas que gostam da bebida têm dificuldades na hora de interpretar o produto lendo o contrarrótulo ou a ficha técnica. Pensando nisso, após uma conversa com o meu irmão, também apaixonado por vinhos, comecei a formatar a ideia de reunir estas pessoas e produzir a nossa própria bebida, acompanhando passo a passo todo o processo de produção”, explica Leori Hermann.

Para viabilizar a ideia, o agrônomo recebe o apoio do empresário Fernando Rausis, proprietário da Vinícola Franco Italiano, e de um grupo de enólogos profissionais que contribuem para a definição dos planos vinificação e com dicas fundamentais para o bom andamento de cada processo. Além disso, para que o grupo pudesse organizar melhor a participação dos interessados e as decisões sobre as metodologias que seriam implantadas na produção do vinho, Leori explica que foi criado um sistema de cotas, cada uma dando direito à produção de 48 garrafas. “Criamos as cotas com valores fixados e damos aos participantes a liberdade para decidir em quantas irão investir. Ou seja, com um valor acessível, compatível aos de mercado, os membros podem acompanhar todo o processo de elaboração da bebida e, no final deste projeto, levar 48 garrafas de um vinho de ótima qualidade para casa”.

Após o grande sucesso alcançado pelas três primeiras edições do Wine Club Franco Italiano, que trabalharam com as uvas Cabernet Sauvignon (2009), Tannat (2010) e Teroldego (2011), a uva escolhida para o ano de 2012 foi a Cabernet Franc. “Estamos na vindima da safra de 2012 no Brasil, e este ano com ótimas expectativas para os vinhos nacionais com o clima apresentando precipitações abaixo de anos normais, as uvas estão com seu ciclo favorável e se estes fatores continuarem, com certeza teremos uma das melhores safras dos últimos anos. Além disso, o grupo sempre busca no mercado os melhores parceiros para o fornecimento das uvas e neste ano temos como parceira a premiadíssima Vinícola Valmarino”, explica a Sommelier Tháys Ferrão.

Segundo a especialista, após três anos de trabalhos, os membros do Wine Club já conseguem entender melhor a diferença entre os vinhos produzidos em grande escala e os vinhos em que a produção é tratada com muito carinho e dedicação. “Todas as etapas de produção estão nos trazendo muitas informações e nos dão a certeza de que produzir vinho é uma arte inigualável. O novo grupo já se encontra em processo de formação e discussão de suas particularidades e a personalidade da sua nova criação, o Cabernet Franc”, completa.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto do Wine Club Franco Italiano acesse o blog http://wineclubfrancoitaliano.blogspot.com/ ou ligue para (41) 9123-4252.

Fonte:Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa