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Como preparar uma ceia saudável

Publicada em : 02/12/2011

As pessoas diabéticas e hipertensas devem tomar bastante cuidado com os produtos industrializados

As festas de fim de ano estão chegando e com elas as guloseimas das ceias. Mas quem não quer engordar ou tem problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, deve tomar cuidado com o que come. A melhor opção para evitar transtornos com a balança e a saúde é escolher alternativas saudáveis, por exemplo, a entrada da ceia deve ser uma salada de folhas e legumes crus ou cozidos.

Já as carnes típicas, como chester, peru e lombo de porco podem ser consumidas, pois têm menor teor de gordura do que outros tipos de carne, porém devem ser preparadas assadas e com molhos menos calóricos. Boas opções são os agridoces, que realçam o sabor e melhoram o processo digestivo. Já na hora da sobremesa o melhor é escolher frutas que são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. Mas quem não resiste a um doce pode saborear algo preparado com adoçante.

Segundo a nutricionista do SPA Sorocaba, Renata Fidelis Amorin, “as pessoas diabéticas e hipertensas devem tomar bastante cuidado com os produtos industrializados, como embutidos, queijos amarelos, enlatados, temperos prontos, carnes secas, bacalhau salgado e defumado. Porque estes alimentos têm alto teor de sódio e provocam o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos”.

Renata ainda reforça que os doces devem ser feitos com adoçante, frutas, iogurte ou leite desnatado, ricota e gelatina diet. Já os que são compostos por chocolate diet devem ser evitados, pois apesar de não conter açúcar, são ricos em gordura. As bebidas alcoólicas também possuem alto valor calórico, por isso precisam ser consumidas com bastante moderação.

Assim, é possível se divertir durante o Natal e Ano Novo sem fugir das deliciosas receitas das festas. O segredo é preparar uma ceia balanceada e saborear tudo sem exagero.

Fonte:Priscila Pacheco