Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Festival Sud de France

Festival Sud de France

Publicada em : 13/10/2011

Rico em sabores e aromas, a região de Languedoc-Roussillon apresenta seus preciosos vinhos no Festival Sud de France

Cada vez mais apaixonados pelo lado gourmet da vida, os brasileiros têm se rendido ao turismo gastronômico, arrebatados pelos sabores e aromas de culturas distantes, em ricas e fascinantes combinações de ingredientes e receitas que são passadas de geração para geração. A partir de 15 de outubro, estes gourmands diletantes, principalmente paulistas e cariocas, têm razão extra para celebrar a diversidade da região do Mediterrâneo: desta vez, é a região Languedoc-Roussillon que os encontra, pela forma do aclamado festival Sud de France.

Realizado em seis países diferentes – China (Xangai, Pequim e Hangzhou), Alemanha (Colônia e Düsseldorf), Londres, São Paulo, Nova York e México –, o Festival Sud de France é uma proposta criativa para apresentar aos consumidores a alma e o caloroso estilo de vida do Sul da França, impressos naturalmente na qualidade e intensidade de sabores de seus produtos. Com a premissa de que sempre cabe mais um à mesa, os habitantes de Languedoc-Roussillon acreditam que a felicidade está nos pequenos prazeres da vida, como uma boa garrafa de vinho compartilhada entre amigos e comidinhas deliciosas para acompanhar.

Para a dezena gastronômica do Festival Sud de France no Brasil, foi feita uma seleção de alguns dos mais renomados restaurantes franceses de São Paulo – incluindo La Casserole, La Brasserie de Erick Jacquin, Eau French Grill, Le Jazz Brasserie, P. Verger Restaurant, L’Amitié Restaurant, Bistrô Crepe de Paris, Le Buteque Bistrô e Charlô Bistrô – que criaram menus inspirados nos sabores de Languedoc-Roussillon.

Presentes do deus Baco
Considerada a maior área produtora de vinhos do mundo, Languedoc-Roussillon possui mais de 283 mil hectares de vinhedos, cobertas com variedades de muito sucesso entre os brasileiros, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier, entre muitas outras. Com o clima ideal para o cultivo de videiras saudáveis, esta vasta região ensolarada, limitada pela vallée du Rhône, pelo Mediterrâneo e os Pireneus, produz mais da metade dos vinhos de mesa franceses, e suas regiões de maior destaque são Corbières, Coteaux du Languedoc, Minervois, Saint Chinian, Cotes de Roussillon-Villages e Fitou.

Para celebrar esta magnífica eno-cultura, de 15 de outubro a 15 de novembro o Festival Sud de France oferece experiências e oportunidades imperdíveis em algumas importadoras de São Paulo, que elaboraram programas especiais para seus convidados.

Fonte:Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação