Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ 1º Festival Gastronômico do Eq...

1º Festival Gastronômico do Equador

Publicada em : 20/09/2011

Santiago Chamorro apresenta sua criativa e saborosa culinária de 29 de setembro a 1º de outubro


Os amantes da alta gastronomia poderão conhecer, de 29 de setembro a 1º de outubro, um pouco mais da culinária equatoriana no 1º Festival Gastronômico do Equador, que será realizado no Restaurante Tarsila, no hotel InterContinental São Paulo.

Para comandar a cozinha, o Pro Ecuador – Escritório Comercial em São Paulo (Instituto de Promoção de Exportações e Investimentos do Equador) traz ao Brasil o premiado chef equatoriano Santiago Chamorro, vencedor em uma das quatro categorias da edição 2011 do prêmio que é considerado o Oscar dos livros de gastronomia – o Gourmand World Cookbook Awards.

Com 34 anos e amante das panelas desde os cinco anos de idade, Chamorro é adepto da cozinha de autor, que prioriza o uso de ingredientes locais, e tem a gastronomia focada no produto, na qualidade, origem e identidade. Para o Festival Gastronômico do Equador, o chef Chamorro escolheu os carros-chefes de sua cozinha: os ceviches. Aromatizados com molhos de manga, gengibre e groselha, os pratos farão parte de um bufê com mais de 20 itens que serão servidos durante o festival. No menu, há ainda o Risoto de Cevada com Coelho e Funghi Secchi; o Lombo Bovino Assado com Adereço de Rapadura de Maracujá e Canela Andina; e o Atum com Escabeche de Sementes de Gila-Caiota, Physalis e Chochos (Grão Andino). Na estação de sobremesas, haverá, entre outros itens, o Semi-frio de Rosas e Creme Inglês de Arroz; e o Biscoito com Glacê de Macadâmia com Guille de Rosero. Para finalizar, será servido café equatoriano.

“Nosso principal objetivo com o Festival é apresentar a gastronomia equatoriana, de forma com que ela alcance, cada vez mais, posições mais altas nas preferências das pessoas”, diz o chef Chamorro. “Em minhas receitas quero mostrar que com ingredientes comuns e simples do Equador é possível criar verdadeiras obras de arte”, completa. O bufê do festival do Equador será servido das 19h às 23h, com valor de R$ 98 por pessoa, e bebidas cobradas à parte.

Para complementar o clima no local, o restaurante terá, durante todos os dias do festival, apresentações musicais de Alvaro Sierra, cantor equatoriano conhecido pela canção “Quisiera”, que mistura rock ao ritmo afro, e que ocupou as primeiras colocações de diversos rankings de música do país. Sierra também já se apresentou em eventos nacionais, como o concurso da Miss Equador, além de ter sido nomeado para o título de “Melhor Artista Masculino” na premiação de uma importante rádio local.

Durante os dias do festival, o hotel InterContinental estará totalmente decorado com rosas equatorianas, que se destacam pela beleza, tamanho, aroma e qualidade. As rosas do país ficaram recentemente famosas após serem escolhidas para decoração do casamento real do Príncipe Albert, realizado em julho. 

Serviço
Restaurante Tarsila - Festival Gastronômico do Equador
Hotel InterContinental - Al. Santos, 1123 – Cerqueira César
De 29/09 a 01/10
Jantar, a partir das 19h
R$ 98 por pessoa. Bebidas serão cobradas à parte.
Informações e Reservas: (11) 3179-2555 / www.restaurantetarsila.com.br

Fonte:Cristiana Vieira