Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Cuba Libre com Bacardi comemor...

Cuba Libre com Bacardi comemora 111 anos

Publicada em : 22/08/2011

Todos os dias, aproximadamente seis mil coquetéis são saboreados no mundo

Neste mês de agosto, o Rum Bacardi, o favorito rum superior com maior venda no mundo, além de ser o rum mais premiado mundialmente, comemora o 111º  aniversário da criação do Cuba Libre Original com Bacardi. Com sua combinação refrescante de Rum Bacardi com a clássica Coca-Cola® americana e com ricos laços históricos com Cuba, esse drinque legendário resistiu ao tempo e continua a ser saboreado por milhões de consumidores internacionalmente.

As origens do Cuba Libre Original remontam à Guerra da Independência de Cuba em 1898, quando o Coronel Theodore Roosevelt e seu regimento, conhecido como os Rough Riders, junto com grandes grupos de americanos, chegaram em Cuba. A Coca-Cola® foi apresentada a Cuba depois da chegada das tropas americanas, e logo se tornou uma escolha popular de cubanos como de americanos.

Em agosto de 1900, quando comemorava a vitória no American Bar em Havana, em Cuba, o Capitão Russell da Army Signal Corps dos Estados Unidos, pediu seu Rum Bacardi cubano e Coke®, servida com uma rodela de limão fresco. Essa nova combinação despertou interesse entre os soldados ao seu redor e logo todo o bar estava tomando um. O Capitão propôs um brinde, "¡Por Cuba libre!" em comemoração pela libertação de Cuba. As palavras Cuba Libre – que significam Cuba Livre – tiveram um significado político especial, e foram frequentemente utilizadas por cubanos bem como por americanos. Pareceu bastante natural que soldados americanos tivessem escolhido e aplicado esse popular slogan 
a esse drinque, que eles consideravam natural de Cuba, formado por Rum Bacardi e Coca-Cola®. O nome pegou rapidamente, e continua popular até hoje.

"O fato de que o coquetel Cuba Libre continua a ganhar popularidade depois de 111 anos fala da excepcional qualidade e grande sabor que o Bacardi acrescenta a esse drinque ícone", afirmou Eugenio Mendez, Diretor de Categoria Global Sênior - Runs. "Mais de 80 bilhões de coquetéis Cuba Libre com Bacardi foram servidos desde 1900, e  aproximadamente seis milhões são consumidos todos os dias no mundo."

Em 1862, em Santiago de Cuba, Don Facundo Bacardi Massó revolucionou a produção de rum ao desenvolver a primeira aguardente suave, de corpo leve, do mundo – o Rum Bacardi – o que o mundo conhece hoje como rum superior. Como a melhor aguardente para misturas, o Rum Bacardi inspirou a criação de receitas de coquetéis lendários como o Mojito, o Daiquiri, e a Piña Colada. Por aproximadamente 150 anos, através de oito gerações dos descendentes de Don Facundo, a Bacardi focou na qualidade, sabor e excelência. 

Cuba Libre Original com Bacardi
2 partes de Rum Bacardi
4 partes Coca-Cola®
2 fatias de limão
Pedras de gelo
Encha um copo longo com pedras de gelo. Esprema e coloque uma rodela de limão no copo. Coloque Rum Bacardi e em seguida Coca-Cola® gelada, preferencialmente de garrafa. Mexa suavemente. 

Fonte:PR Newswire