Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Harmonização de Cervejas

Harmonização de Cervejas

Publicada em : 15/08/2011

O palestrante promete brincar com as misturas durante o evento

A proposta do restaurante Cais da Ribeira, no Centro Histórico de Santos, é fazer com que os apreciadores da boa culinária descubram a perfeita harmonia entre bebidas artesanais especiais e receitas variadas em mais uma noite de harmonização de cervejas.

Destinado a um público máximo de 30 pessoas, o encontro é o terceiro do tipo realizado pela casa em um calendário mensal, e o segundo específico de cervejas. Além das explicações sobre bebidas especiais, o palestrante Paulo Rogério Tolezano apresentará as características de cada um dos três rótulos a serem degustados durante a noite, da marca de cervejas artesanais Baden Baden, fundada em 1999 em Campos do Jordão e atualmente pertencente ao Grupo Schincariol.

Uma salada de alface roxa, rúcula, cenoura ralada e tomate cereja abre o jantar combinada a uma Baden Baden Weiss, cerveja à base trigo do tipo Ale (alta fermentação), de coloração turva e aroma de cravo e banana. É uma bebida refrescante que harmoniza com a salada pela semelhança de características. Apesar de respeitar a Lei de Pureza Alemã, que determina como ingredientes básicos de um cerveja premium (especial) a água, o lúpulo, o malte e o fermento, esse é um dos rótulos que leva itens adicionais para um toque diferenciado no aroma ou no sabor.

O segundo prato é um espaguete de bacalhau, acompanhado de uma Cristal. A cerveja do tipo Lager (baixa fermentação) e coloração clara, com aroma de cereais de pão, é indicada para acompanhar carnes brancas, saladas, comida japonesa, entre outros pratos leves, além dos queijos brie e camembert, menos salgados. Ela pode acentuar o sabor desses pratos.

O jantar se encerra com uma sobremesa, o arroz doce, servido com a Baden Baden Golden, bebida de cor avermelhada produzida com toque de canela, levemente adocicada e de aroma frutado. Para comparação, assemelha-se a um vinho branco suave na combinação com a comida. “Vai bem com frutos do mar, especialmente camarão, e pratos com frutas”, afirmou Tolezano. Combinado ao arroz doce pelas semelhanças no sabor, mantém a constância no paladar sem grandes contrastes.

Harmonização de cervejas
Quando: Dia 23 de agosto, terça-feira, às 20 horas
Onde: Restaurante Cais da Ribeira (Rua Cidade de Toledo, 15 – Centro de Santos)
Valor por pessoa: R$ 80,00
Informações: 3219-3714 (Cais da Ribeira) ou 3219-4280 (Quinta da XV)
www.restaurantecaisdaribeira.com.br

Fonte:Elo Assessoria de Comunicação