Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Dicas para substituir o açúcar

Dicas para substituir o açúcar

Publicada em : 13/02/2019

Melado de cana-de-açúcar está entre opções sugeridas por nutricionista

Divulgação
Aos poucos os brasileiros estão associando a prevenção e combate de doenças à hábitos alimentares balanceados. Para Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, uma das principais preocupações das pessoas que buscam melhorar a alimentação têm sido reduzir o consumo de açúcar refinado.

Segundo a profissional, a ingestão exagerada de açúcar a longo prazo pode causar obesidade, diabetes, disfunções cardíacas, inflamações e até mesmo doenças bucais como cáries. Com o objetivo de ajudar quem busca alternativas para o açúcar refinado, a nutricionista lista abaixo 4 substitutos: 

Melado de cana-de-açúcar: além de ser considerado uma opção natural para adoçar diversas receitas, os benefícios do melado de cana são muitos. Entre eles, destaca-se o alto nível de ferro, que ajuda no combate à anemia. Devido ao sabor marcante deve ser utilizado com parcimônia em receitas, pois pode alterar o gosto de outros alimentos e é contraindicado para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.  

Mel: fácil de ser encontrado em supermercados, feiras e lojas, é uma ótima opção saudável para adoçar bebidas e sobremesas como saladas de frutas. “Também utilizado por algumas pessoas em receitas de beleza para a pele, o mel ainda ajuda a combater resfriados e gripes além de ter ação antifúngica e antibacteriana”, informa. Assim como o melado, também é contraindicado para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

Açúcar demerara: comumente utilizado no preparo de doces e bolos, este tipo de açúcar não possui aditivos químicos, tem certo valor nutricional e não altera o sabor das receitas. Cálcio, ferro e potássio são alguns dos minerais presentes em sua composição. No entanto, não deve ser usado como fonte desses nutrientes devido seu alto teor de sacarose, que pode levar a obesidade, diabetes, piora de processos inflamatórios e outros males.

Stévia: mais popularizada no Brasil nos últimos anos, a stévia também é conhecida por ser um adoçante natural e saudável. As propriedades nutritivas do insumo resistem a altas temperaturas, por isso recomenda-se o uso em bebidas quentes e em receitas que vão ao forno. Porém, a especialista alerta que é necessário tomar cuidado com as proporções porque 1 gota de stévia é equivalente a 300 gramas do açúcar refinado tradicional ao adoçar alimentos. É uma boa opção para diabéticos e portadores de resistência à insulina.
“Em todas as alternativas ao açúcar refinado comum é importante estar atento a quantidade diária ingerida, principalmente pessoas com diabetes que devem excluir o consumo de açúcares e controlar a ingestão de outros carboidratos”, conclui.

Sugestão de produtos:

Méis Superbom

Linha de méis da Superbom, disponíveis no tipo orgânico (330g), tradicional (330g) e composto em tubetes (200g) de eucalipto, geleia real e própolis. Ricos em nutrientes que trazem benefícios para a saúde, todos podem ser utilizados como substitutos do açúcar.  

Melado de Cana
O item está disponível em pote de 330 gramas e também pode ser utilizado em receitas para substituir o açúcar refinado.

Fonte:dezoitocom